Connect with us

Manaus, AM,

POLÍTICA

Gestão do Município de Manaus será case em evento no Rio de Janeiro

Publicado

em

A política de redução de despesas para priorizar os investimentos na cidade, realizada desde 2013 pela Prefeitura de Manaus, resultou em reconhecimento nacional. Nesta segunda-feira (16) o prefeito Arthur Virgílio Neto será o convidado da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como palestrante em talk show para apresentar ações de boas práticas da gestão pública em Manaus.

Arthur destacará entre as medidas o decreto “Manaus enfrentando a crise” e a diminuição de cargos em todas as secretarias, como importantes componentes para que Manaus equilibrasse suas contas públicas. Tais resultados deram a Manaus o título de capital brasileira que melhor atendeu as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, em 2016, de acordo com estudo realizado e divulgado pela Firjan.

O evento é promovido pelo Sistema Firjan e a Comunitas, com apoio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e contará com a participação de prefeitos e secretários de Fazenda e Planejamento dos municípios do Rio de Janeiro. As palestras e oficinas abordarão as boas práticas e as soluções disponíveis para a crise fiscal enfrentada pelas cidades, a partir de exemplos nacionais e internacionais.

“Para mim é uma satisfação enorme estar entre os convidados para este evento, principalmente pela posição invejável que Manaus obteve nesse índice. Temos feito o dever de casa, adotando uma política de austeridade financeira, reduzindo gastos e ampliando a capacidade de investimento. Com isso, mesmo com a forte crise econômica brasileira, mantivemos crescimento e as contas organizadas”, afirmou Arthur.

O seminário será realizado na sede da Firjan, de 9h às 18h, e também terá apresentações do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e de Paraty, Carlos José Gama Miranda. O economista-chefe do Sistema Firjan, Guilherme Mercês, vai detalhar os dados do IFGF, e Raimundo Godoy, do Instituto Aquila, tratará o tema “Como alcançar excelência em gestão na área pública”. Todos participarão de talk show moderado por Aod Cunha, pós-doutor pela Universidade de Columbia. O presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette também estarão no encontro.

Mais Lidas