Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Cemitérios têm movimentação intensa na véspera de Finados

Publicado

em

Na véspera do Dia de Finados, os cemitérios da área urbana de Manaus já receberam mais de 150 mil pessoas. Para atender a essa movimentação, a Prefeitura de Manaus já mobiliza servidores para melhor atendimento aos visitantes, além da montagem dos palcos para as missas, organização de ambulantes e serviços de limpeza das quadras e vias dos cemitérios.

A comerciante Priscila Borges, acompanhada da mãe e da filha, visita a sepultura do pai no cemitério Nossa Senhora Aparecida, na estrada do Turismo, zona Oeste, desde a última terça-feira (31) e pretende voltar nesta quinta (2), para prestar suas homenagens. “Estamos vindo antes para arrumar a sepultura, reformar o jazigo e vamos voltar para fazer uma oração e trazer flores. É uma tradição da nossa família, há 16 anos”, declarou.

A expectativa da Semulsp é que mais de 500 mil pessoas visitem os seis cemitérios da área urbana da cidade. “Sempre pedimos que o cidadão que vai aos cemitérios procure não deixar as velas acesas. Há riscos de incêndio por causa do contato do fogo com o mato seco e o calor intenso. No mais, esperamos um dia tranquilo. A população será bem atendida”, reforçou Rebouças.

A limpeza dos cemitérios continua durante o Dia de Finados. Um mutirão se inicia durante a noite, logo após o fechamento dos portões dos cemitérios. Durante o último mês, a limpeza nesses locais gerou mais de 300 toneladas de lixo.

Trânsito e Transporte

Em busca de proporcionar maior conforto à população que pretende visitar os cemitérios urbanos da cidade nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Manaus planejou um esquema especial de trânsito e transporte. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do fluxo de veículos na cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

Mais Lidas