Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

FCecon atende 100 homens em ações de combate ao câncer de próstata nos municípios de Itacoatiara e Manacapuru

Publicado

em

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou neste sábado (18/11), 100 ações de rastreio do câncer de próstata em Manacapuru e Itacoatiara, 50 em cada município. Dentro da campanha Novembro Azul, entre ações no interior e na capital, 320 homens já foram atendidos nas consultas de urologia para análise do PSA (Antígeno Prostático Específico) e exame do toque retal, o mais eficiente na detecção de alterações na próstata.

As atividades fazem parte do projeto de interiorização da FCecon, retomado no mês passado, durante a campanha Outubro Rosa. “O FCecon, no status de Fundação, tem obrigação de atender a população do interior do Estado, nas cidades polos do Amazonas, que é tão vasto. Esse projeto é um marco nesse projeto de interiorização da Fundação, o ponta pé inicial”, explica o médico Thiago Padilha, gerente do Serviço de Urologia da FCecon.

De acordo com a enfermeira oncológica Edilene Duarte Dutra, uma das coordenadoras do projeto de interiorização da FCecon, trata-se de um importante trabalho realizado pelo Governo do Estado.

Câncer de próstata – A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. O câncer de próstata se desenvolve através das cédulas glandulares, as que produzem o sêmen. Trata-se do segundo câncer que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão. De acordo como médico Thiago Padilha, no Amazonas, ele é o terceiro de maior incidência, atrás do câncer de mama e de útero.

Segundo o gerente do Serviço de Urologia da FCecon, essas ações são importantes para o tratamento dos pacientes.

Apoios – Em Manacapuru, as avaliações médicas foram feitas com o suporte do Instituto Casa Vovó Zita, em um espaço adaptado para atendimento, na rua Parintins, bairro São José. Já em Itacoatiara, as atividades ocorreram no Centro de Especialidades do município, localizado na rua Sete de Setembro, S/N. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores – na pessoa da vereadora Cheila Moreira – e da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), através da articulação do deputado Sinésio Campos. Os pacientes com suspeita de doença maligna serão encaminhados para abertura de prontuário na FCecon.

Mais Lidas