Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Casamento coletivo reúne 135 casais, entre eles quatro homoafetivos em Manaus

Publicado

em

Manaus – Na noite de sexta, 22, o Parque Municipal do Idoso, localizado na zona centro-sul da capital, foi palco de uma grande cerimônia coletiva que reuniu 135 casais para dizer o tão aguardado “sim”.

O casamento reuniu também quatro casais homoafetivos para celebrar o grande momento de suas vidas, como Rosimary e Carla, juntas há quatro anos e que conquistaram a certidão de casamento. “O sonho dela é ter meu sobrenome e isso está sendo realizado hoje. E estou aqui, com minha família, meus filhos e meus netos. É um sonho”, ressaltou Rosimary. 

A cerimônia foi realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso pelo juiz Luís Cláudio Chaves que convidou os casais a refletirem sobre os seus principais compromissos assumidos naquela hora: coabitação, mútua proteção e fidelidade. O juiz também exibiu um emocionante vídeo sobre violência doméstica, convidando também à reflexão sobre o tema. “Se um dia o amor acabar, que nunca acabe o respeito”, disse.

Depois da cerimônia, os noivos e seus familiares tiveram direito à uma recepção grandiosa, com um buffet montado especialmente para eles, banda de música, nichos para fotografias, vídeos e fotos de todos os momentos da festa. 

Os casais foram identificados pelos equipamentos socioassistenciais da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) – Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Cozinhas Comunitárias. Um dos critérios de seleção foi ter o Número de Identificação Social (NIS).

O Casamento Coletivo Civil conta com a parceria do Fundo Manaus Solidária (FMS), Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpem-AM), Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amazonas (OAB-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). 

Mais Lidas