Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Descartado o risco de epidemia de HIV em índios venezuelanos em Manaus

Publicado

em

Apesar da reportagem da BBC alertar de que o grupo étnico warao pudesse desaparecer em decorrência do alto índice de soropositivos na Venezuela, acendeu o alerta para a saúde dos indígenas em Manaus.

A assessora técnica, da Fundação Estadual do Índio (FEI), Milena Marulanda descarta o risco de epidemia de HIV em índios da etnia warao que estão em Manaus.

Segundo ela, as únicas doenças detectadas sejam a tuberculose e a sífilis, elas estão totalmente controladas pela assistência do município por meio de vacinas e testes preventivos. Apenas uma pessoa dentre os que vieram estava com HIV.

Quando os índios chegam na fronteira com a carta internacional de refúgio, a Polícia Federal providencia os documentos necessários para moradia. Após a entrada em Manaus, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) realiza um acompanhamento rigoroso de atendimentos e tratamentos médicos para que eles possam ficar em Manaus.

Abrigo fechado

O Governo do Amazonas, fechou o abrigo de acolhimento dos indígenas “waraos” no final do ano passado,  eles estavam tendo cuidados médicos nesse abrigo provisório que ficava localizado no Coroado, Zona Leste de Manaus, que está atualmente desativado.

Atualmente os “waraos” estão sendo atendidos somente pela Prefeitura de Manaus que recebem todos os refugiados.

 

Mais Lidas