Connect with us

Manaus, AM,

SAÚDE

ASMR: conheça a nova técnica de Massagem Cerebral

Publicado

em

Embora ainda não seja tão conhecida pela maioria da população, a Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano (ASMR, na sigla em inglês) já começa a fazer sucesso nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados em posts feitos por pessoas de diversas faixas etárias. Somente no YouTube, estão disponíveis em torno de 13 milhões de vídeos sobre o tema.

Também apelidada de “massagem cerebral”, a ASMR proporciona bem-estar e relaxamento, por meio de estímulos visuais e auditivos, como falar sussurrando, manipular materiais como pincéis, penas, plástico bolha e uma infinidade de outros itens, que provocam sensações surpreendentes.

Outra técnica de destaque é o uso de vídeos que simulam uma sessão de massagem, através dos sons. Além dos materiais utilizados para emitir diferentes tipos de efeitos sonoros, as gravações de vídeos de ASMR costumam ser realizadas com microfones profissionais, que captam os sons da forma mais realista. A tecnologia envolvida é capaz de transmitir uma sensação tridimensional ao áudio, possibilitando ao ouvinte perceber facilmente de onde vem cada som.

Cada pessoa pode ter maior sensibilidade, positiva e negativa, para determinados sons, reagindo em maior ou menor grau a cada estímulo. Quem se sente relaxado acaba até utilizando o conteúdo como uma prática cotidiana antes de dormir.

A ASMR tem chamado tanto a atenção que várias pesquisas estão sendo realizados pelo mundo. Em 2018, por exemplo, as universidades britânicas de Sheffield e Manchester realizaram estudos com voluntários para compreender melhor os efeitos da Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.

O estudo dividiu voluntários em dois grupos. Um assistiu vídeos de ASMR, enquanto o outro, vídeos com conteúdo diferente. Na comparação, boa parte de quem assistiu aos vídeos com gatilhos sonoros, relatou sentir um tipo de formigamento que inicia no topo da cabeça e se espalha pelo corpo, em uma resposta positiva aos sons.

Os pesquisadores perceberam que a freqüência cardíaca de quem assistiu aos vídeos de ASMR diminuiu, outro indício do relaxamento. Eles também mostraram aumentos significativos nas emoções positivas, incluindo relaxamento e sentimentos de conexão social.

Ao conhecer o tema, para muitas pessoas, a primeira impressão pode ser de estranhamento, como em diversas outras práticas a exemplo da acupuntura, musicoterapia e outras. Mas ao entender sua lógica e se interessar por alguns vídeos, muitas pessoas confirmam por experiência, o potencial desses vídeos para auxiliar no relaxamento e promoção da sensação de bem-estar, principalmente antes do dormir ou descansar por alguns instantes.

“Foi amplamente relatado que a ASMR ajuda as pessoas a relaxar, mas o nosso é o primeiro experimento publicado a mostrar essas mudanças na emoção. Também mostramos que não foi apenas assistir a vídeos em geral que teve esse efeito, pois os participantes do ASMR não responderam aos vídeos de ‘controle’ que mostramos da mesma maneira”, explica Tom Hostler, professor de psicologia da Universidade Metropolitana de Manchester.

Publicidade

Mais Lidas