Connect with us

Manaus, AM,

SAÚDE

Janeiro Roxo promove ações e alerta população sobre a hanseníase

Publicado

em

MANAUS – Como parte da programação da campanha Janeiro Roxo, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizará uma série de ações para chamar a atenção da população para os cuidados com a hanseníase. Conforme dados do Ministério da Saúde (MS), nos últimos três anos houve uma redução de 12% nos casos no Amazonas. Em 2017, o estado registrou 460 novos casos da doença, enquanto em 2019, foram 401 casos.

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias, mesmo com a tendência de redução, os números da hanseníase ainda preocupam. “O Governo do Estado tem atuado para manter a redução nos números de casos detectados, investindo em programas de combate e tratamento na capital e interior. Com isso ampliamos a oferta do diagnóstico, que é importantíssimo na quebra da cadeia de transmissão”.

Em 2019, foi criado o  Projeto Ação pela Eliminação da Hanseníase (Apeli), que leva ao interior do estado do Amazonas uma frente de ações para educação, exames, tratamento e organização estratégica, práticas importantes para o combate à hanseníase e outras doenças dermatológicas, além das infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Policlínica Codajás – Durante o mês de janeiro, a Policlínica Codajás, no bairro Cachoeirinha, vai realizar um mutirão de consultas nos dias 14 e 15 de janeiro. Ao todo serão 80 consultas dermatológicas, divididas nos dois dias de mutirão.

Para ter acesso às consultas na policlínica, o paciente deve procurar a unidade previamente e passar por uma triagem com a equipe de enfermagem. As consultas serão com as dermatologistas Aline Grana e Camila Mendes, nos dias 14 e 15 respectivamente.

Mais Lidas