Connect with us

Manaus, AM,

EDUCAÇÃO

Ambiente Virtual de Aprendizagem da Secretaria de Educação do Amazonas cadastrou 15 mil usuários em seis meses

Publicado

em

Com menos de um ano após o seu lançamento, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ferramenta da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, cadastrou cerca de 15 mil usuários, entre estudantes, professores, gestores, pedagogos e técnicos da rede estadual de ensino. O resultado se refere ao período de julho a dezembro de 2019.

O AVA possibilita aos estudantes a ampliação das possibilidades de aprendizagem por meio da revisão de conteúdos curriculares de todas as etapas e modalidades de ensino. A ferramenta favorece, entre outros aspectos, a preparação dos estudantes para os Exames de Larga Escala, o ingresso no ensino superior, a formação de itinerários formativos para o Novo Ensino Médio, a personalização do ensino e a correção de defasagens de aprendizagem.

Já aos profissionais da educação, o ambiente virtual permite a integração e colaboração em diversos setores e oferece, ainda, cursos de formação continuada, contribuindo com a melhoria na qualidade do ensino e aproximando os servidores de processos e serviços oferecidos pela Secretaria de Educação.

Gerente de mídias e conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo conta que o programa é um dos pioneiros em conteúdos virtuais dentro da educação no estado.

“Sem dúvida, estamos avançando, e esse resultado revela o interesse dos servidores e estudantes em buscar seu aprendizado, conciliando o uso de tecnologias educacionais e fazendo com que a Secretaria busque, cada vez mais, diversificar a oferta dos conteúdos disponibilizados na plataforma”, afirmou.

No AVA, é possível ter acesso a vários recursos, tais como: vídeos, arquivos em PDF, wiki (construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, biblioteca virtual, gamificação e certificação digital, além de propiciar a interação, síncrona e assíncrona, entre os sujeitos da aprendizagem (estudantes e tutores). Conta, também, com ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários.

Preparação – Outra ferramenta do AVA é o curso pré-vestibular “Conquistar”, que em 2019 realizou o simulado com pelo menos 55 mil alunos do interior e da capital. O programa consiste em aulas online e gratuitas, contemplando as áreas de conhecimento e componentes curriculares exigidos nos exames de acesso aos Institutos de Ensino Superior (IES).

De acordo com o secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, as atividades e os projetos desenvolvidos pela plataforma fortalecem a formação continuada de estudantes e professores.

“O ‘Conquistar’ incentiva o acesso dos alunos do Ensino Médio ao ensino superior, por meio de aulas preparatórias para vestibulares como o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Enem. O programa estimula, ainda, o uso de recursos das plataformas web, com aulas transmitidas ao vivo, podendo ser acessadas pelos alunos por meio dos celulares, tablets e computadores”, destacou Barradas.

Serviços – Fora o cursinho pré-vestibular, o AVA possui uma ampla gama de serviços. Alguns dos destaques do ambiente virtual são o Cemeam Class, ofertado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades exigidas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); e o curso de Ressignificação da Prática Pedagógica, para pedagogos e apoios pedagógicos da Secretaria, desenvolvido pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan).

Mais Lidas