Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

SSP-AM realiza 8ª Semana da Mulher com diversos serviços gratuitos

Publicado

em

Os órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) promovem, até a quinta-feira (12/03), a oitava edição da Semana da Mulher. Com o tema “Seja você. Por você. Pra você”, a iniciativa conta com a oferta de serviços gratuitos nas áreas social e de saúde a toda a população. A solenidade de abertura aconteceu nesta terça-feira (10/03), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, com uma série de homenagens às servidoras do Sistema de Segurança Pública estadual.

“Esse evento serve para a gente repensar, repensar que nós mulheres podemos fazer o que nós quisermos, basta nos esforçarmos para isso, e que lugar de mulher é onde ela quiser”, frisou a titular da Delegacia Geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, que é a primeira mulher a comandar o órgão.

Para a delegada-geral, a missão que ela recebeu do governador Wilson Lima reflete o quanto as mulheres têm feito a diferença dentro da Segurança Pública do Amazonas. “Estamos fazendo um trabalho incansável e diário. O importante é a gente mostrar que nós somos capazes e nós temos toda disponibilidade para fazermos um trabalho de maestria para a população”.

O secretário titular da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, também reconheceu a importância da valorização da mulher dentro do órgão. “Nós temos que saber a hora de cobrar e a hora de reconhecer. A cobrança no trabalho é importante, e as mulheres desempenham esse trabalho com muita maestria. Em cima disso, isso aqui é um reconhecimento pela competência delas, pela dedicação delas à Segurança Pública do nosso estado”, disse.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) é uma das parceiras da 8ª Semana da Mulher e oferecerá durante os dias de evento o serviço de emissão de 1ª e 2ª vias do RG, além do atendimento no Ônibus da Mulher. Durante a solenidade de abertura, a secretária Caroline Braz destacou o diferencial da iniciativa.

“É muito importante a mulher se sentir realmente valorizada, sentir a importância que ela tem no serviço público, e é um momento em que ela acaba recebendo também vários serviços, várias palestras para trazer informações em relação aos direitos das mulheres. E o mais importante: a confraternização”, frisou.

Serviços – Nesta terça-feira (10/03), os atendimentos da 8ª Semana da Mulher acontecem no Centro de Convenções Vasco Vasques até as 14h. Na quarta e quinta-feira (11/03 e 12/03), a programação passa a acontecer no pátio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) da zona centro-sul, situada na rua Mário Ypiranga Monteiro, conjunto Eldorado, bairro Parque Dez de Novembro. Lá, os atendimentos acontecerão das 8h às 14h.

Na área da saúde, a iniciativa oferecerá atendimentos com médico clínico geral, psicólogos, pediatras, psiquiatras, além de serviços sociais. Na ocasião, serão distribuídos preservativos para a população e serão realizadas palestras com orientações sobre higiene bucal. As pessoas poderão, ainda, aferir a pressão arterial e realizar testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Também serão disponibilizados serviços de embelezamento, como corte de cabelo, limpeza de pele e serviços estéticos com os profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Centro Universitário do Norte (Uninorte Manaus).

Além disso, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregará material educativo com informações sobre veículos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e realizará palestras sobre educação de trânsito. Nos três dias, uma equipe da Defensoria Pública também auxiliará a população em questões jurídicas.

Equipes especializadas – O Governo do Amazonas conta com estruturas e equipes especializadas para atuar na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica. Um exemplo são as três unidades da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) da capital, que promovem tanto ações policiais quanto educativas.

“Nós temos atuado defendendo elas, ouvindo e solicitando as medidas protetivas, iniciando inquérito policial, enviando à Justiça e, ao mesmo tempo, lavrando flagrantes. Temos várias coisas que fazemos, hoje, em prol da mulher que sofre violência doméstica. E a Delegacia da Mulher também atua em outras frentes, como orientações, palestras, indo em escolas, porque é a educação que muda tudo”, explicou a titular da DECCM da zona centro-sul, delegada Débora Mafra.

A Polícia Militar também age em defesa das mulheres por meio da Ronda Maria da Penha, criada em 2014. De acordo com a comandante da equipe, a primeiro-tenente Adriane Oliveira, a ronda fiscaliza as medidas protetivas fazendo visitas às vítimas de violência doméstica.

“No ano passado nós realizamos mais de duas mil visitas a 439 mulheres. Neste ano já estamos com 272 mulheres atendidas, todas com sua integridade resguardada. Denunciem. Porque é o silêncio que mata. Só quando a gente ganha voz e faz o registro no Boletim de Ocorrência é que nós saímos da invisibilidade e podemos ter a segurança, o apoio dos outros órgãos do Estado”, afirmou.

Parceiros – A 8ª Semana da Mulher é uma parceria entre a Secretaria de SSP-AM, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Sejusc, Detran-AM, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Cetam, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e Uninorte Manaus.

FOTOS: Roberto Carlos/Secom

Mais Lidas