Connect with us

Manaus, AM,

SAÚDE

Curva de contágio da Covid-19 no Brasil repete a da Itália

Publicado

em

Curva de contágio do coronavírus no Brasil repete a de países europeus que mais sofrem com o avanço da doença, alertam especialistas da Itália

Coronavírus – O ritmo da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil é, hoje, igual ao da Itália semanas atrás, demonstram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo um estudo conduzido pelo Observatório Covid-19 BR, que analisa os números da pandemia no país e do qual fazem parte sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24).

Participam da pesquisa físicos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Berkley (nos Estados Unidos) e Universidade de Oldenburg (na Alemanha).

“Nossos cálculos corroboram a ideia que o início da curva epidêmica brasileira é igual às da Itália e da Espanha — quando estes países estavam no início [da epidemia]”, afirmou o professor Roberto Kraenkel, do Instituto de Física Teórica da Unesp.

Um outro levantamento, divulgado pela BBC Brasil, mostra que o crescimento de casos confirmados no Brasil segue um ritmo parecido com o da França.

“Na Itália, estamos assistindo a um filme idêntico ao que vimos na China, e a batalha será a mesma em todos os outros países do mundo, mas com dias ou semanas de atraso”, afirma Nino Cartabellotta, médico italiano e presidente da Fundação Gimbe, organização não governamental que promove a difusão de informações científicas confiáveis para a realização de políticas públicas.

Mais Lidas