Connect with us

Manaus, AM,

CORONAVÍRUS

Amazonas passa de mil casos de coronavírus e chega a 53 óbitos

Publicado

em

MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) registrou mais 69 casos do novo coronavírus (Covid-19) no balanço deste sábado (11/04), totalizando 1.050 casos no Amazonas. O número total de óbitos no Estado subiu para 53, com a confirmação de mais três mortes por Covid-19, ocorridas entre os dias 8 e 9 de abril.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary da Costa Pinto, e o secretário executivo adjunto do Interior da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Cássio Roberto Espírito Santo, reafirmaram que o distanciamento social é a única medida capaz de conter a proliferação do vírus.

Durante a entrevista on-line neste sábado, havia sido divulgado o número de 68 casos novos, um a menos do que o registrado. Portanto, em Manaus há 932 casos e, no interior, 118. Depois da capital, o maior número de casos está em Manacapuru (64), seguido de Itacoatiara (11), Iranduba (11), Santo Antônio do Içá (7), Parintins (6), São Paulo de Olivença (5), Tonantins (3), Anori (2) e Careiro da Várzea (2). Sete municípios têm um caso cada: Presidente Figueiredo, Tabatinga, Boca do Acre, Manicoré, Novo Airão, Tefé e Careiro Castanho.

O caso que havia sido confirmado no município de Maués passou a integrar os números de casos confirmados da capital, depois que a equipe de investigação da FVS apurou que a contaminação pelo novo coronavírus ocorreu em Manaus, e não no município de origem do paciente.

O mesmo ocorreu com casos confirmados de Tabatinga e Presidente Figueiredo. Os municípios apresentavam dois casos cada um, mas após investigação da FVS, um caso de Tabatinga e um caso de Presidente Figueiredo foram confirmados para Manaus.

Isolamento e internação – Atualmente, há 747 pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 que estão se recuperando em isolamento social.

Do total de casos positivos do novo coronavírus, há 206 internados, sendo 130 em leitos clínicos e 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública (42) e da rede privada (34).

Há, ainda, outros 312 pacientes suspeitos internados, que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 267 estão em leitos clínicos (91 na rede privada e 176 na rede pública); e 45 estão em UTI (30 na rede privada e 15 na rede pública).

“Hoje temos 220 pacientes aguardando resultado de exame. São as coletas realizadas ontem (10/04), que estão sendo processadas neste momento. Essas coletas têm um tempo hábil de 24 a 48 horas para que sejam processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública no Amazonas (Lacen)”, frisou Rosemary Pinto.

Ao todo, 44 pacientes estão fora do período de transmissão. Diferente do que havia sido divulgado ontem (10/04), as duas pacientes diagnosticadas com o novo coronavírus e que estavam internadas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, receberam alta médica, mas ainda estão cumprindo período de isolamento domiciliar. Portanto, ainda se encontram dentro do período de transmissão do vírus.

VEJA A LIVE:

AO VIVO 11/04 | Boletim com atualização de informações sobre monitoramento de casos e medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19)

Acompanhe o boletim deste sábado (11/04), com atualização de informações sobre monitoramento de casos e medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19).

Publicado por Governo do Estado do Amazonas em Sábado, 11 de abril de 2020

Óbitos – Outras três mortes foram confirmadas pela FVS, todas de pacientes de Manaus, totalizando 53 óbitos por coronavírus no estado. Os novos casos são de uma mulher de 70 anos sem comorbidades, que faleceu na quarta-feira (08/04); uma mulher de 68 anos que também não tinha histórico de comorbidades e morreu na quinta-feira (09/04); e um homem de 50 anos que tinha diabetes e também faleceu no dia 9 de abril.

Do total de 53 óbitos, 45 foram de pacientes de Manaus e oito do interior, dos municípios de Manacapuru (3), Parintins (2), Presidente Figueiredo (1), Manicoré (1) e Novo Airão (1).

Nas últimas 24 horas não há mortes confirmadas por Covid-19 no Amazonas. Outros sete óbitos estão em investigação pela FVS, todos ocorridos antes do dia 10/04.

Mais Lidas