Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Governo Federal repassará R$15 milhões por mês para ampliar leitos no Delphina

Publicado

em

MANAUS – Em pronunciamento em redes sociais neste domingo (12/04), o governador Wilson Lima destacou o apoio que o Amazonas tem recebido do Ministério da Saúde para ampliar a estrutura de atendimento de pacientes que necessitam de internação pelo novo Coronavírus (Covid-19), auxiliando o esforço do Governo do Estado, que mantém a autonomia na gestão do sistema estadual de saúde.

Durante a live, que contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, o governador também ressaltou a contribuição da iniciativa privada para o enfrentamento da doença e reforçou o apelo para que a população mantenha o distanciamento social.

“Temos mantido um contato muito estreito com o Ministério da Saúde. Tenho conversado com o ministro Mandetta (Saúde), com a sua assessoria, diretores e secretários. Tenho conversado também com a assessoria do ministro Ramos (secretaria de Governo da Presidência) e o Governo Federal, que tem o suporte financeiro e a estrutura maior que o Estado, tem sido importante nesse processo”, ressaltou Wilson Lima.

O governador afirmou que o Ministério da Saúde já vinha sinalizando com apoio ao enviar respiradores e anunciou, ontem, um suporte maior ao Governo do Amazonas. “O Governo Federal está nos repassando R$ 15 milhões para que possamos aumentar a capacidade do Hospital Delphina Aziz. Com isso, a gente pode chegar até 350 leitos em funcionamento, ou seja, colocar aquele hospital para funcionar integralmente”, anunciou.

O Ministério da Saúde também informou que vai implantar um hospital de campanha com 200 leitos em Manaus que, de acordo com informações iniciais da pasta, será para atender casos de indígenas com Covid-19.

Leitos e recursos humanos – Além do aporte de recursos, o Ministério da Saúde enviou mais 20 respiradores neste final de semana, que já permitiram abrir mais 15 leitos. Outros 20 leitos de UTI também serão abertos nesta semana que inicia, segundo o governador. A previsão é que 10 médicos intensivistas também cheguem a Manaus nessa segunda-feira (13/04), como parte do apoio prometido pelo Governo Federal.

“Esses profissionais vão ser importantes para nos ajudar nesse trabalho de atendimento a esses pacientes. Além disso, o Governo do Estado está adquirindo mais 150 respiradores que serão importantes para ampliar essa nossa capacidade de atendimento. Hoje a doutora Simone (secretária estadual de Saúde) esteve lá no Pronto-Socorro 28 de Agosto pra também tratar da ampliação daquela unidade hospitalar e a gente já começa a ampliar lá”, antecipou Wilson Lima.

A secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, disse que visitou o 28 de Agosto na manhã de hoje e adiantou que a unidade já está com 15 leitos novos montados, para reforçar o atendimento. No 28 de Agosto, há uma Sala Rosa destinada aos pacientes com síndromes respiratórias, que são transferidos para o Delphina Aziz em caso de confirmação de Covid-19.

Mais Lidas