Connect with us

Manaus, AM,

SAÚDE

Susam desmente fake news sobre fechamento e isolamento de SPAs

De acordo com Susam, as orientações são para que quadros leves de doenças, incluindo viroses típicas do período sazonal, procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Publicado

em

MANAUS – É fake news a informação de que Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) dos bairros da Compensa e Coroado estariam fechados ou isolados por conta de um grande número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ou até mesmo meningite, com circulou em vídeos e fotos montagens nas redes sociais nesta quarta-feira (15).

Fake news

Por meio de nota, a Secretaria de Estadual de Saúde (Susam) negou que as unidades estivessem fechadas. De acordo com Susam, as orientações são para que quadros leves de doenças, incluindo viroses típicas do período sazonal, procurem as unidades municipais, as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim, usuários podem ter mais proteção contra uma possível infecção pelo vírus Covid-19, não precisando buscar a rede de urgência e emergência.

Um vídeo que circulou mostra uma pessoa impedindo a entrada de pacientes, informando que os mesmos que não apresentam sintomas respiratórios graves, ou dificuldade de respirar, tosse, além de febre, devem se dirigir a outra unidade de saúde. O vídeo foi gravado na porta de entrada do SPA Joventina Dias.

FAKE NEWS Susam alerta que SPAs não estão fechados ou isolados, mas pede atenção da população

Nas imagens, o suposto atendente fala a um grupo de pessoas que está lado de fora da unidade: “Nós estamos com três pacientes na emergência, todas as enfermarias estão lotadas. Todo mundo é suspeito de coronavírus. Então, tá complicado a situação. Quem ainda não tá numa situação grave, não tá dando para atender”. O homem não foi identificado.

Fechado

Um outro post publicado em rede social informava que o SPA do Coroado estaria fechado, em razão da contaminação por pessoal da diretoria a enfermeiros e funcionários terceirizados por Covid-19. A informação é inverídica, conforme explicação da Susam.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça ainda que a orientação é para que pessoas com desconforto respiratório leve ou de gripe e resfriado fiquem em casa, e em quarentena.

Mais Lidas