Connect with us

Manaus, AM,

CORONAVÍRUS

Número de infectados por coronavírus sobe para 1.719 no AM

Dos 1.719 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (16), 1.459 são de Manaus e 260 do interior do estado.

Publicado

em

MANAUS – O Amazonas registrou mais 165 casos de Covid-19 nesta quinta-feira (16/04), totalizando 1.719 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Susam) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) em coletiva on-line. Também foram confirmados mais 18 óbitos pela doença, elevando para 124 o total de mortes.

Ainda de acordo com o boletim, 1.220 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 70,97% dos casos confirmados no Amazonas. O número de pessoas recuperadas e que estão fora do período de transmissão do vírus também segue aumentando e já totaliza 221 casos.

Participaram da transmissão ao vivo a secretária da Susam, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto. Na ocasião, Simone reforçou que o Governo do Estado não mede esforços para ampliar a capacidade de assistência à população.

De ontem para hoje, o governador Wilson Lima anunciou a abertura de mais 45 leitos no Hospital Delphina Aziz, sendo 25 de UTI e 20 clínicos, e disse que o hospital de retaguarda na Universidade Nilton Lins começa a funcionar no fim de semana.

A secretária também garantiu transparência total no trabalho de enfrentamento ao novo coronavírus no estado. Segundo ela, o governador determinou a criação de um canal único de comunicação para concentrar informações sobre os gastos dos órgãos diretamente envolvidos no combate à pandemia.

“Todos os gastos, de todas ações, como aquisição de equipamento, recursos humanos, tudo que a gente for alocando para o enfrentamento das ações da pandemia vão estar no Portal da Transparência do Governo do Estado, no link que vai ser propriamente para essa visualização do que está sendo implementado de recursos financeiros para enfrentar essa pandemia”, disse.

Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19, há 154 pacientes internados, sendo 70 em leitos clínicos (31 na rede privada e 39 na rede pública) e 84 em UTI (33 na rede privada e 51 na rede pública).

Há ainda outros 534 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 410 estão em leitos clínicos (159 na rede privada e 251 na rede pública) e 124 estão em UTI (64 na rede privada e 60 na rede pública).

Diante do aumento progressivo de casos no Amazonas, a diretora-presidente da FVS voltou a fazer um apelo para que a população siga as medidas de isolamento social.

“Evite ser mais um no hospital. Você pode fazer isso se você ficar em casa, se você se isolar, se você não se expor ao vírus. Se por uma grande necessidade você precisar sair, use uma máscara, não ofereça a sua face livremente para a contaminação do vírus”, afirmou Rosemary Pinto.

Municípios – Dos 1.719 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (16/04), 1.459 são de Manaus e 260 do interior do estado.

Além da capital, 21 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (149), Iranduba (18), Itacoatiara (15), Tonantins (12), Parintins (11), Santo Antônio do Içá (10), São Paulo de Olivença (10), Presidente Figueiredo (6), Careiro Castanho (5); Anori, Carauari, Careiro da Várzea, Tabatinga, com 3 casos cada; Lábrea, Maués, Novo Airão, Tefé, com 2 casos cada; Anamã, Boca do Acre, Jutaí e Manicoré, com 1 caso cada.

Os municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (6), Iranduba (3), Parintins (3), Careiro Castanho (1), Carauari (1), Novo Airão (1), Tefé (1) e Manicoré (1).

Novos óbitos – Dos novos 18 óbitos confirmados por Covid-19, 16 são de pacientes de Manaus, com idades entre 37 e 84 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Desse total, três não tinham comorbidades; um era tabagista; dois eram diabéticos; dois eram hipertensos; dois eram diabéticos e hipertensos; um era obeso e hipertenso; um tinha doença cardiovascular; e três tinham doença cardiovascular associada a outras comorbidades.

Também foram registrados óbitos de dois homens de Iranduba, de 56 e 74 anos, sendo que um deles tinha histórico de hipertensão e diabetes. Outros 31 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen).

Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.

VEJA A LIVE:

AO VIVO | 16/04 Atualização sobre casos e medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19).

Acompanhe o boletim desta quinta-feira (16/04), com atualização de informações sobre monitoramento de casos e medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus (Covid-19).

Publicado por Governo do Estado do Amazonas em Quinta-feira, 16 de abril de 2020

Mais Lidas