Connect with us

Manaus, AM,

Sem categoria

Amazonas recebe carregamento recorde de insumos e respiradores do Ministério da Saúde

Publicado

em

Amazonas – O Estado Amazonas recebeu, entre a última quinta (30/04) e esta sexta-feira (01/05), um carregamento recorde de insumos e equipamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para apoiar as ações de combate ao novo coronavírus no estado.

A carga inclui mais de 244 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 25 respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de UTI, e 20 respiradores de transporte, destinados a cuidados intermediários e transferências hospitalares.

Para a secretária de Saúde, Simone Papaiz, o material enviado pelo Governo Federal é um importante apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Amazonas na assistência e na ampliação de leitos.

Ela também explicou como será feita a distribuição dos materiais às unidades da rede estadual de saúde. “Os EPIs são enviados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) periodicamente às unidades, que distribuem aos profissionais e assim, vai acontecer com esses que chegaram. Já os respiradores vão passar por calibragem e, em seguida, serão enviados aos hospitais”.

O lote de EPIs recebido inclui frascos de álcool em gel 70%, aventais e toucas descartáveis, aventais impermeáveis, máscaras de proteção respiratória PFF2 e máscaras cirúrgicas.

O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior, Cássio do Espírito Santo, destacou que o suporte do Ministério da Saúde tem sido essencial para o enfrentamento à pandemia no Amazonas.

É muito importante falar dessa parceria com o Ministério da Saúde, que nos ajudou neste momento de grande dificuldade e assim, com parceria e sinergia, conseguimos prestar um serviço melhor para a população”, disse.

Fluxo de distribuição – De acordo com o coordenador da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Rafael Poloni, a central trabalha de domingo a domingo para garantir o abastecimento das unidades de saúde com os insumos enviados pelo Governo Federal, além daqueles adquiridos com recursos do Governo do Estado.

O Ministério da Saúde tem enviado frequentemente insumos, principalmente, Equipamentos de Proteção Individual, além da cloroquina, o medicamento que está sendo utilizado no enfrentamento da Covid-19. A entrega é feita, é conferido item a item, eles entram no sistema e, a partir do momento dos pedidos das unidades, a Cema distribui esses itens”, explicou o coordenador da Cema.

Segundo Poloni, a Central de Medicamentos também produz relatórios diários para o Governo do Estado e órgãos de controle sobre tudo o que entra e sai dos galpões, inclusive as doações feitas pela iniciativa privada.

Recebemos, por exemplo, doação de várias entidades, tanto públicas quanto privadas. Todos esses doadores têm acesso aos relatórios. É só solicitar da Cema que nós prontamente emitimos relatório com data, local, quantitativo para onde foi, assim como assinatura do responsável pelo recebimento na unidade de saúde”, informou.

Doação – Nesta sexta-feira (01/05), a Cema também recebeu 664 pares de botas de PVC doados pela Yamaha Motor da Amazônia, empresa do polo de duas rodas instalada no Distrito Industrial. O material será destinado aos profissionais que atuam no Hospital de Combate ao Covid-19, na Nilton Lins.

Mais Lidas