Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Governo do Amazonas compra mais 76 toneladas de produtos da agricultura familiar

Publicado

em

Nesta quarta-feira (06), o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), disponibilizará mais 76 toneladas de produtos da agricultura familiar do Amazonas, que serão entregues para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), responsáveis pela distribuição dos alimentos a pessoas em vulnerabilidade social.

Esta é a sétima entrega de produtos, de um total de 702 toneladas de alimentos já disponibilizados para famílias carentes, na capital e no interior, desde o pacote de medidas emergenciais para o setor primário anunciado no dia 1º de abril.

Segundo o presidente da ADS, Flávio Antony Filho, pelo menos R$ 6 milhões foram investidos pela agência nesta ação emergencial. “Estamos comprando a produção rural de agricultores, associações, cooperativas, agroindústrias e também dos produtores que participam das nossas feiras”, comentou.

Na capital, os alimentos são disponibilizados para a Sejusc, Seas e FPS, que realizam a doação para pessoas em vulnerabilidade social, entidades cadastradas e abrigos. No interior, os mantimentos ficam à disposição do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) em cada cidade, além de hospitais e projetos sociais.

Das 76 toneladas disponibilizadas nesta quarta-feira, 13.675 quilos de hortifrutigranjeiros são da produção de 78 feirantes dos municípios de Autazes, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manaus. Outras 63 toneladas são oriundas da produção dos credenciados nos programas da agência.

Entre os produtos comprados nesta semana, estão abacaxi, abóbora, banana, cheiro verde, couve, feijão de metro, mamão, limão, macaxeira, pimentão, pimenta-de-cheiro, polpa de açaí, tangerina e banana pacovã. A entrega será realizada na Central de Abastecimento da ADS, situada em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a partir das 09h.

Pandemia – Para minimizar o impacto econômico dos produtores locais, a ADS conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a Lei Nº 5.161, de 2 de abril de 2020, que dispõe sobre a aquisição emergencial de insumos produzidos pelos credenciados no Edital nº 003/2019 e produtores cadastrados nas feiras da ADS, para atender a parcela da população suscetível aos riscos ocasionados pela falta de segurança alimentar, bem como garantir alimentação no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Mais Lidas