Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Quarta edição do ‘Muda Manaus’ tem início no bairro Cidade de Deus

Medidas de segurança sanitária foram tomadas para o atendimento da população

Publicado

em

Amazonas – O Governo do Amazonas iniciou, nesta quinta-feira (02/07), a quarta edição do programa “Muda Manaus”, no bairro Cidade de Deus, zona norte, com a adoção de todas as medidas de segurança sanitária necessárias em razão do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Até o próximo sábado (04/07) serão oferecidos serviços de 22 órgãos da administração estadual, nas áreas de Educação; Emprego e Renda; Justiça; Cidadania; Assistência Social; Saúde; Segurança; entre outras.

Nesta edição, o programa ocorre em duas escolas para evitar problemas da aglomeração. Na Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber estão sendo oferecidos todos os serviços de saúde, e na Escola Estadual Frei Mario Monacelli estão sendo ofertados os serviços de cidadania. Para controlar o fluxo de pessoas nas unidades, os servidores realizam os procedimentos de segurança desde a entrada, com aferição de temperatura, orientações sobre distanciamento, higienização e entrega de máscaras. Após isso, as pessoas são direcionadas para os ginásios, onde recebem uma senha eletrônica para os serviços solicitados para que, em seguida, sejam encaminhadas às salas de atendimento.

Tanto nos ginásios quanto nas salas de atendimento, estão sendo respeitados os procedimentos de segurança, como o distanciamento entre pessoas e o uso de álcool em gel e máscaras.

“Conforme a orientação do Governo do Amazonas, nesta quarta edição do programa ‘Muda Manaus’, vamos adotar medidas complementares de segurança. Já vínhamos adotando nas edições anteriores, mas nessa, em virtude de ainda estarmos num período restritivo por conta da pandemia, adotamos diversas medidas de segurança conforme as normativas da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde)”, explicou o coordenador do programa, tenente-coronel Orleilson Muniz.

Para a autônoma Goreth Uchoa, de 34 anos, o evento possibilita um resgate da dignidade, por meio de serviços como a emissão de documentos, oferecida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). “Quero agradecer ao pessoal do ‘Muda Manaus’ por estar dando essa oportunidade para as pessoas que necessitam, para terem seus documentos, um CPF, uma identidade, um registro, uma Carteira de Trabalho. Com os nossos documentos é que a gente pode crescer na vida. O documento é tudo para o ser humano”, considerou a autônoma.

Saúde – Além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos e atendimentos sociais, a quarta edição do “Muda Manaus” vai oferecer atendimentos de saúde, com oferta de testes para Covid-19 exclusivamente aos moradores do bairro Cidade de Deus. Todos os atendimentos de saúde serão concentrados na Escola Estadual Wilma Vitoriano Geber, também obedecendo a normas de segurança sanitária.

Os serviços de saúde estão sendo oferecidos por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da FVS-AM, que está realizando testes para Covid-19, sífilis, HIV e as hepatites virais. Além das consultas e exames, a Susam realizou uma triagem das pessoas do bairro que estavam na fila do Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Document (Sisreg) para serem atendidas durante o programa.

“Nós tivemos o cuidado de fazer uma estratégia diferente nesse ‘Muda Manaus’. Como muitas consultas ficaram suspensas, fizemos a ligação para essas pessoas aqui do bairro que estavam na fila do Sisreg aguardando consulta para que fossem logo atendidas, dentro do que estamos oferecendo de consultas e exames. (Para) os demais, vamos ter um quantitativo também para livre demanda, quem quiser se encaminhar e vir fazer as consultas e exames, vamos fazer também”, explicou a coordenadora da Susam nesta edição do “Muda Manaus”, Maximina Malagueta.
A dona de casa Aldair Lobão, 41, tinha exames marcados no Sisreg há quatro meses e teve a oportunidade de fazê-los nesta edição do “Muda Manaus”. “Já fazia quatro meses mais ou menos que eu fiz o pedido no Cras para exame de mamografia e tireoide. E aí me ligaram perguntando se eu tinha interesse em fazer. Eu disse que tinha sim, qualquer exame é bem-vindo, né? Então estou desde hoje já realizando. Isso foi muito bom porque ajuda muito as pessoas, principalmente as que não têm possibilidade de pegar um transporte para ir fazer”.

Serviços – A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) já iniciou atendimento prévio no bairro, para efetivar o fomento ainda durante o “Muda Manaus”. Também haverá ação do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) para crédito social. O programa “Peixe no Prato”, da Secretaria de Produção Rural (Sepror), e as Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), fazem parte da programação, com a oferta de pescado e verduras com preços mais baixos.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), o Governo do Amazonas entregará termos de quitação de imóvel e vai disponibilizar serviço de atualização cadastral aos moradores do bairro e adjacências. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana (Seinfra) também vai realizar reparos e revitalização de espaços públicos.

Nas áreas de educação, esporte e cultura, haverá a oferta de cursos profissionalizantes, por meio do Centro de Educação Tecnológica (Cetam), além de atividades esportivas, de lazer e culturais, todas elas respeitando as diretrizes do decreto que estabeleceu o plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus. Os órgãos do Sistema de Segurança vão intensificar o policiamento e também as fiscalizações educativas na região.

Mais Lidas