Connect with us

Manaus, AM,

Esporte

Amazonas vs Pará: Ball Cats e Barcemonas se enfrentam no Oswaldão

Publicado

em

Uma nova página na história do futebol gay do Norte do Brasil será escrita neste sábado (24), data do aniversário de 351 anos da cidade de Manaus. É que a equipe Ball Cats, do Amazonas, – primeiro time de futebol gay do estado -, vai enfrentar as Barcemonas, do Pará, em um amistoso interestadual.

A partida marca o aniversário de seis anos de fundação do Ball Cats. O presidente, fundador e atacante do time, Júnior Leocádio, o Pedrita, criou a equipe após a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Agora, com o time reformulado e com direito a um novo técnico, ele fala sobre o desafio de criar um “clássico” gay no Norte do País.

“Estou vivendo um momento maravilhoso do futebol gay. Graças a Deus estamos conseguindo levantar a categoria. O futebol gay, a gente brinca, a gente se rasga, a gente fresca, mas é sério”, ressalta Pedrita.

Drama

Antes do amistoso interestadual, o Ball Cats perdeu técnico, jogadores e quase encerrou as atividades. Mas Pedrita – que não desiste nunca -, levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Reformulou o elenco, que agora tem também jogadores do município de Iranduba (a 31 quilômetros da capital), e, com a chegada do técnico Sony Ferreira, o time promete mostrar uma nova face no confronto contra as Barcemonas.

“Graças a Deus tenho amigos que nunca me abandonaram, como o professor Daniel (Coelho). Hoje nós estamos com um elenco renovado com nove jogadores novos. O nosso novo treinador, o professor Sony Ferreira, é uma pessoa muito conhecida e muito bem conceituada no futebol amazonense. Ele já treinou time masculino, feminino, categoria de base e agora vai estrear como técnico de um time LGBTQI+”, detalha.

Pedrita informa que o amistoso vai ter um jogo de volta, desta vez no Pará, no ano que vem. “Este jogo já vai nascer clássico! Eu sempre sonhei mostrar a força do nosso futebol e vai ser um portal que vai se abrir para o futebol gay aqui do Norte. É um sonho que está sendo realizado”, diz.

Barcemonas

Para o coordenador do Barcemonas, Jhonata Nascimento, a luta do time é pela inclusão da população LGBTQI+. “Nosso time foi fundado em 5 de abril de 2010 e aos poucos a gente foi envolvendo as outras gays de outros bairros e até de outras cidades”, revela.

É claro que para a equipe chegar a Manaus, a luta foi grande. “Foi um sufoco! Fizemos rifa, fizemos bingo, vendendo produtos do time, recebemos doações de pessoas que adoram o time. Para a gente é uma história única. É a primeira vez que vamos sair do Estado, é a primeira vez que vamos representar o Estado. Vamos nos juntar com as nossas irmãs do Norte e dar um belíssimo espetáculo. Futebol sem preconceito, futebol gay. A maioria dos nossos jogadores vão viajar pela primeira vez de avião, então vai ser único, tudo vai ser a primeira vez”, finaliza Jhonata.

Além do amistoso no aniversário de Manaus, Ball Cats e as Barcemonas prometem começar a planejar a realização da primeira Copa Norte de Futebol Gay.

Este jogão de bola vai acontecer no Estádio Oswaldo Frota, na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, às 17h. A entrada é franca.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas