Connect with us

Manaus, AM,

SAÚDE

Fuam discute a situação epidemiológica da Hanseníase no Amazonas

Publicado

em

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realiza, na próxima quinta-feira (29), o Seminário de Avaliação das Ações de Hanseníase, evento científico que faz parte da programação alusiva aos 65 anos da instituição, celebrados neste ano de 2020.

O evento inicia às 8h30, no auditório Damião Litaiff, sede da Fuam, com lugares limitados, mas conta também com a opção de participação de forma remota, já que o evento será transmitido por videoconferência para os participantes inscritos. O recurso de videoconferência visa facilitar a participação de representantes de municípios do interior e permitir que a reunião envolva um grande grupo sem aglomerações, medida de segurança adotada em função da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Fuam, Valderiza Pedrosa, o seminário vai reunir profissionais de saúde e representantes dos municípios amazonenses que atuam na coordenação de ações de combate à Hanseníase para uma avaliação de como está a situação da doença em cada localidade, traçando um panorama de todo o estado.

“Teremos inicialmente palestras sobre o cenário da Hanseníase no mundo e no nosso estado, bem como as perspectivas e estratégias para seu enfrentamento”, explica a diretora Valderiza Pedrosa.

Estratégias – Dentre as estratégias traçadas para enfrentamento da Hanseníase no Amazonas, a experiência do Projeto Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase – no município de Autazes, será apresentada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Janaína Serudo Sampaio.

De responsabilidade da Fundação Alfredo da Matta, que coordena o Programa de Combate à Hanseníase no Amazonas, o Projeto Apeli foi levado a Autazes, numa ação-piloto, no segundo semestre de 2019. A ação mobilizou grande equipe de profissionais da Fuam e do município.

Situação em Manaus – A situação da Hanseníase em Manaus e as estratégias planejadas também serão apresentadas. A palestra será com a enfermeira Ingrid Simone dos Santos, chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase em Manaus, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

As discussões seguem com temas como a caracterização das incapacidades físicas de pacientes de Hanseníase no Amazonas, a importância da vigilância de contatos (pessoas que mantêm convívio com pacientes da doença) e o panorama da Hanseníase na Fuam, centro de referência estadual para a doença.

Para finalizar o evento, foi convidado o Dr. Gerson Fernando Pereira, diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, para falar sobre o panorama da Hanseníase no Brasil e apresentar a estratégia nacional para enfrentamento da doença.

Com o tema, a organização do evento espera deixar aos participantes a importante missão de dar continuidade às discussões sobre a temática para que todos que trabalham em prol da eliminação da Hanseníase executem as melhores práticas para o enfrentamento da doença.

Encerramento das comemorações pelos 65 anos – O aniversário de 65 anos da Fuam foi celebrado no dia 28 de agosto, mas as comemorações foram adiadas para o mês de outubro, em função das restrições impostas pelo período crítico da pandemia do novo coronavírus.

Para encerrar as comemorações, será realizada uma cerimônia na próxima sexta-feira, 30 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, a partir das 9 horas.

A cerimônia apresentará personalidades e servidores homenageados, além do lançamento de vídeo institucional e de publicações importantes para a instituição, como o Guia Científico, com toda a produção científica da Fuam, desde 1982 até o presente ano; o Informe Institucional, que mostra as ações desenvolvidas pela instituição, incluindo dados epidemiológicos das doenças tratadas na fundação; os chamados “Álbum sobre Hanseníase” e “Álbum sobre doenças dermatológicas”, publicações que vão ficar à disposição da assistência para orientar pacientes; além da Cartilha do usuário, importante instrumento que passará a ser entregue aos pacientes, informando sobre os serviços ofertados pela Fuam.

Teatro Amazonas – À noite, o Teatro Amazonas será palco, a partir das 19 horas, de uma homenagem à instituição e seus servidores, com apresentação do Corpo Artístico da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e um espetáculo da Orquestra de Violões.

O evento é fechado para servidores e convidados, mantendo todos os protocolos de segurança adotados pelo Teatro.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas