Connect with us

Manaus, AM,

AMAZONAS

Luiz Fernando Nicolau morre aos 74 anos vítima da Covid-19

Publicado

em

MANAUS – Luis Fernando Nicolau morreu na tarde desta segunda-feira, 16/11, em Manaus, aos 74 anos. O médico neurocirurgião estava internado no Hospital Samel, no Centro, com Covid-19 há 15 dias e precisou ser entubado na semana passada. Hoje, por volta das 14h, sofreu uma parada cardiorespiratória.

Carioca, Dr. Luis Fernando era médico formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde formou-se em 1973. Depois de fazer pós-graduação em administração hospitalar, decidiu fundar em 1976 o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico e acanhado da avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus. Aquele foi o embrião da Samel, hoje a maior rede de assistência hospitalar do Amazonas.

Em 1986, elegeu-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente da ALE em 1988, quando se licenciou do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e, quatro anos mais tarde, foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos – àquela altura uma votação consagradora. Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal por um ano como suplente.

Luis Fernando é pai de sete filhos, entre eles, o deputado Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau, e avô de oito netos.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas