Connect with us

Manaus, AM,

ELEIÇÕES 2020

Manaus elege apenas um vereador negro para a Câmara

Publicado

em

Manaus elegeu apenas um vereador negro para ocupar uma das 41 vagas da Câmara Municipal a partir de 2021. Ivo Neto, do Patriota, teve 4.430 votos e ganhou uma cadeira na Casa logo na primeira vez em que disputou uma eleição.

Ivo Neto está entre os 23 eleitos que vão fazer o primeiro mandato na Câmara. Outros 18 nomes garantiram um lugar após serem reeleitos.

“Quero que todos os pretos se sintam representados, tenha representatividade. Penso que quantos mais assumirem esse compromisso com a cidade, mais vamos ter representantes. Agora sou eu, mas quem sabe na próxima eleição tenhamos cinco, dez eleitos”, disse.

Aos 40 anos, Ivo Neto já foi conselheiro tutelar e é fundador de um projeto social que busca resgatar jovens em situação de vulnerabilidade social a partir do esporte. Além da pauta da representatividade, ele deve buscar promover debates sobre questões sociais que, segundo ele, norteiam sua vida pública.

“Não quero me afastar da minha essência. Quero ser fiel às minhas raízes, raízes essas que me trouxeram até aqui e assim quero permanecer”, revelou.

mesmo filiado ao Patriota, partido de extrema direita e fiel ao presidente Jair Bolsonaro, Ivo pretende seguir sua própria cartilha e deve evitar temas polêmicos.

“Não vejo problema do partido ser ligado ao presidente, mas eu tenho a minha essência. Sei que é uma amplitude de pensamentos, mas vou defender aquilo que eu acho melhor para as pessoas, não de acordo com o que o presidente A ou B fale, mas o que for melhor para a coletividade. Respeito o pensamento de todos, mas tenho a minha forma de pensar”, explicou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o Amazonas, cerca de 411 candidatos autodeclarados pretos disputaram as eleições municipais de 2020. Apesar de parecer pequeno, o número é um dos maiores já registrados nos últimos anos.

Créditos: Portal G1 AM

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas