Connect with us

Manaus, AM,

MUNDO

A orquídea ‘mais feia’ e outras plantas descobertas em 2020

Publicado

em

A orquídea “mais feia do mundo” está entre as 156 novas plantas e cogumelos que foram adicionados aos registros este ano, segundo revelaram os cientistas do Kew’s Royal Botanic Gardens (RBG Kew), no Reino Unido.

Entre as novas espécies está também um cogumelo visto pela primeira vez no aeroporto de Heathrow, uma nova baga da família do mirtilo na Nova Guiné e uma gloria-da-manhã cultivada a partir de tubérculos roxos, consumida há muito por habitantes locais dos Andes peruanos.

A bizarra variedade de orquídea – Gastrodia agnicellus – encontrada em Madagascar apresenta flores com pouco mais de um centímetro de tamanho, castanhas e é “bastante feia”, como o Kew Gardens a descreve. Não tem folhas ou folhagens, vive debaixo do solo da floresta durante a maior parte do tempo, emergindo apenas para florescer e polinizar – provavelmente através de moscas. Mas quando florescem, exalam “um percetível perfume de almíscar rosa”, de acordo com os especialistas botânicos.

“Num ano tão difícil é tão entusiasmante ver a ciência botânica e a micológica continuar com uma lista de novas espécies conhecidas incrível”, disse Martin Cheek, do RBG Kew, em comunicado publicado na página oficial. “Há novas descobertas incríveis, cada uma com qualidades únicas e potencial para a humanidade”, pode se ler ainda.

“No entanto, a realidade que enfrentamos não pode ser desvalorizada: Com duas em cada cinco plantas ameaçadas de extinção, é uma corrida contra o tempo encontrálasidentificálasnomeálas e conserválas antes que desapareçam”, recordou, acrescentando esperar que “esta lista inspire as pessoas a perceberem a beleza e importância vital das plantas e cogumenlos e a apoiar o trabalho do Kew’s para as espécies sejam protegidas”.

Mais Lidas