Connect with us
               

Manaus, AM,

AMAZONAS

Ações de educação para o trânsito alcançaram mais de 106 mil pessoas em 2019

Publicado

em

Ao longo de todo o ano de 2019, o Amazonas registrou quedas consecutivas no número de vítimas fatais de trânsito, reflexo das ações de fiscalização e também de educação para o trânsito. As ações educativas alcançaram, no ano passado, 106.123 mil pessoas em 18 municípios do estado. As atividades foram compostas de campanhas, cursos de atualização, reciclagem e de qualificação, além de palestras e ações em escolas e instituições privadas, como empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Somente por meio do projeto “Jovem Multiplicador: ação entre pares pela paz no trânsito”, realizado em parceira com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, cerca de 10 mil estudantes e professores da rede pública de ensino, além de jovens lideranças de bairros, receberam capacitação e foram sensibilizados sobre acidentes de trânsito, quais suas consequências, grupos de vítimas vulneráveis, diretrizes gerais da legislação de trânsito vigente, orientação sobre o uso de equipamentos de segurança e, ainda, comportamentos no trânsito.

Segundo do diretor presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o balanço das atividades foi positivo. “A gente entende que só consegue promover educação no trânsito a partir do desenvolvimento de dois grandes pilares, que estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro, que são a prevenção e a repressão”       , disse.

“Enquanto a repressão dá por meio da fiscalização, a prevenção se dá, fundamentalmente, pelo trabalho de educação de trânsito e a conscientização das pessoas com relação à responsabilidade que se tem ao dirigir um veículo automotor. Então, nós investimos profundamente na área de educação para o trânsito, desenvolvendo tecnologia, desenvolvendo o reforço de pessoal nessa área, e estabelecendo novas metodologias de ensino e de conscientização de condutores. Não à toa, nós atingimos mais de 100 mil pessoas com o trabalho”, acrescentou Rodrigo de Sá.

Mais Lidas