Com menos de um ano após o seu lançamento, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ferramenta da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, cadastrou cerca de 15 mil usuários, entre estudantes, professores, gestores, pedagogos e técnicos da rede estadual de ensino. O resultado se refere ao período de julho a dezembro de 2019.

O AVA possibilita aos estudantes a ampliação das possibilidades de aprendizagem por meio da revisão de conteúdos curriculares de todas as etapas e modalidades de ensino. A ferramenta favorece, entre outros aspectos, a preparação dos estudantes para os Exames de Larga Escala, o ingresso no ensino superior, a formação de itinerários formativos para o Novo Ensino Médio, a personalização do ensino e a correção de defasagens de aprendizagem.

Já aos profissionais da educação, o ambiente virtual permite a integração e colaboração em diversos setores e oferece, ainda, cursos de formação continuada, contribuindo com a melhoria na qualidade do ensino e aproximando os servidores de processos e serviços oferecidos pela Secretaria de Educação.

Gerente de mídias e conteúdos digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo conta que o programa é um dos pioneiros em conteúdos virtuais dentro da educação no estado.

“Sem dúvida, estamos avançando, e esse resultado revela o interesse dos servidores e estudantes em buscar seu aprendizado, conciliando o uso de tecnologias educacionais e fazendo com que a Secretaria busque, cada vez mais, diversificar a oferta dos conteúdos disponibilizados na plataforma”, afirmou.

No AVA, é possível ter acesso a vários recursos, tais como: vídeos, arquivos em PDF, wiki (construção colaborativa de documentos), testes online, simulados, envio de arquivos, fóruns de discussão, biblioteca virtual, gamificação e certificação digital, além de propiciar a interação, síncrona e assíncrona, entre os sujeitos da aprendizagem (estudantes e tutores). Conta, também, com ferramentas para acompanhamento do rendimento dos usuários.

Preparação – Outra ferramenta do AVA é o curso pré-vestibular “Conquistar”, que em 2019 realizou o simulado com pelo menos 55 mil alunos do interior e da capital. O programa consiste em aulas online e gratuitas, contemplando as áreas de conhecimento e componentes curriculares exigidos nos exames de acesso aos Institutos de Ensino Superior (IES).

De acordo com o secretário executivo adjunto pedagógico, Raimundo Barradas, as atividades e os projetos desenvolvidos pela plataforma fortalecem a formação continuada de estudantes e professores.

“O ‘Conquistar’ incentiva o acesso dos alunos do Ensino Médio ao ensino superior, por meio de aulas preparatórias para vestibulares como o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Enem. O programa estimula, ainda, o uso de recursos das plataformas web, com aulas transmitidas ao vivo, podendo ser acessadas pelos alunos por meio dos celulares, tablets e computadores”, destacou Barradas.

Serviços – Fora o cursinho pré-vestibular, o AVA possui uma ampla gama de serviços. Alguns dos destaques do ambiente virtual são o Cemeam Class, ofertado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio com atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades exigidas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); e o curso de Ressignificação da Prática Pedagógica, para pedagogos e apoios pedagógicos da Secretaria, desenvolvido pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan).

Comentários

Comentários