Connect with us
               

Manaus, AM,

SAÚDE

Balbina Mestrinho ganha o primeiro centro de parto normal com banheira do estado

Publicado

em

Manaus – O governador do Estado, Wilson Lima, participou, nesta segunda-feira (24/06), da reinauguração do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho, unidade pertencente à Rede Estadual de Saúde, localizada na rua Duque de Caxias, 1.142,  bairro Praça 14. O espaço, que passou por uma ampliação, foi todo pensado para estimular as gestantes a optarem pelo parto com o mínimo de intervenção possível.

Entre as novidades da reformulação do CPNI da Balbina Mestrinho estão as suítes com banheira com água aquecida para as grávidas que optarem por dar à luz na água e uma sala de parto preparada para receber indígenas, quilombolas e estrangeiras, de modo a respeitar as culturas e costumes tradicionais.

“Há algum tempo nós já estamos acompanhando a construção desse espaço. É um parto humanizado, em que a mulher tem a opção de escolher como é que ela vai passar esse momento tão importante da sua vida, com o acompanhamento de um grupo treinado para isso, além da ajuda do pai. Isso, sim, é respeito à primeira infância e à mulher”, afirmou o governador.

De acordo com Wilson Lima, o Governo do Estado tem realizado um trabalho de reestruturação do sistema de saúde do Amazonas, levando em consideração principalmente o atendimento humanizado aos pacientes. “A minha determinação para a Secretaria de Saúde é que atendam o cidadão como ele tem que ser atendido: com respeito”, destacou.

O governador também explicou que os investimentos não se restringem somente à capital, mas também abrangem o interior do estado, inclusive, o município de Tefé (distante 522 quilômetros) será o próximo a receber uma estrutura de parto humanizado como a inaugurada na Maternidade Balbina Mestrinho.

“A nossa ideia é estender isso para todas as maternidades do Estado do Amazonas”, garantiu Wilson Lima. Acompanhado da primeira-dama, Taiana Lima, escolhida como madrinha do novo CPNI, o governador fez questão de visitar a primeira mãe atendida no novo espaço, em parto realizado no último sábado (22/06).

A reestruturação do CPNI da Balbina Mestrinho teve investimento de R$ 335.358,20, recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgão do Governo do Estado que destina seus recursos para projetos que desenvolvam ações relacionadas às metas prioritárias do Governo.

Segundo a secretária executiva administrativa do FPS, Kathelen Santos, ações que promovam a qualidade de vida e contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no Amazonas tem atenção especial para a atual gestão do Estado.

“O Fundo de Promoção Social tem como principal objetivo apoiar projetos que promovam a qualidade de vida da população amazonense, e este CPNI representa essa melhoria em nosso estado. Para o governador Wilson Lima, políticas públicas voltadas às mulheres são prioridades nesse governo”.

Mais Lidas