A bancada amazonense em Brasília irá protocolar um pedido de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara Federal, a fim de que o governo federal apresente explicações acerca da mensagem que retira de tramitação Projeto de Lei que propõe a criação de duas universidades no interior do Amazonas. A comissão é  presidida pelo deputado amazonense Átila Lins.

A edição extra do Diário Oficial da União de segunda-feira, 18/03, trouxe a mensagem de número 084, do governo federal, e retirou da pauta o PL 11.279 a constituição das Universidades do Médio e Alto Amazonas e a do Médio e Alto Solimões, que seriam criadas a partir do desmembramento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O deputado federal Marcelo Ramos (PR) entende que tal medida, tomada sem qualquer diálogo prévio com o povo do Amazonas, por meio dos seus representantes, fragiliza a educação no estado e contraria os interesses da população do estado, por essa razão, merece resposta rápida.  

“Essa decisão Governo retira do nosso estado a perspectiva de ter universidades mais identificadas com as questões regionais, que possuem tantas especificidades e que possuem uma identidade panamazônica, sobretudo o Alto e Médio Solimões, em razão de sua proximidade com a Colômbia e o Peru”, disse o parlamentar.

Fonte: Portal Toda Hora

Comentários

Comentários