Manaus – Pela primeira vez, o Amazonas — mais precisamente, Manaus e Itacoatiara — recebe o ‘Cinemóvel Carrefour’, iniciativa em andamento desde o último dia 17 de abril, no Rio Grande do Sul, e chega ao Estado, no dia 31 de julho. A ação, que, neste ano, soma 22 cidades de oito Estados, faz parte do projeto ‘Gira Brasil’, coordenado pela Magma Cultura e pelo Instituto Carrefour, e conta com um caminhão devidamente climatizado, telão de 120 polegadas, 30 poltronas e espaço para cadeirantes, onde são exibidos filmes e animações para crianças.

Segundo Felipe Cozzatti, produtor do projeto, neste ano, o tema da ação é ‘Diversidade e Igualdade na Sociedade’. “Ao todo, serão quatro exibições, sendo duas animações e dois filmes que trabalham esse tema e também abordam a questão do preconceito, coleguismo, objetivo de vida e relação familiar”, explica ele.

As animações ‘Divertidamente’ e ‘Up – Altas Aventuras’, além dos filmes ‘Mãos Talentosas’ e ‘Sorriso de Monalisa’, foram previamente selecionados pelo próprio Carrefour. “Mas o trabalho não acaba com o término dos filmes. Inclusive, são entregues cartilhas às escolas com exercícios para que o professor possa abordar os assuntos propostos, depois das aulas. Não é só assistir o filme, mas, também, dar uma continuidade na abordagem, em sala de aula, e trabalhar o assunto ao máximo”, reforça Cozzatti.

O produtor destaca, ainda, que existe uma grande expectativa em torno das exibições e do projeto como um todo, tanto em Manaus quanto em Itacoatiara. “É uma satisfação poder estar levando o cinema gratuito para cidades novas e ver as crianças e adultos tendo a oportunidade de estar em um cinema, assistindo aos filmes e participando do projeto”, finaliza.

Na capital, o caminhão ainda não tem local fixo, mas, no interior, ficará no Parque das Seringueiras, na Comunidade Novo Remanso. A passagem do projeto pelo Estado será entre os dias 31 deste mês e 4 de agosto.

Desde 2015, quando foi criado, o ‘Cinemóvel Carrefour’ já passou por 17 cidades brasileiras e conseguiu atingir mais de 8,6 mil espectadores. Após o Amazonas, o projeto encerra suas atividades, neste ano, e só retorna em 2018.

FONTE: D24am 

Comentários

Comentários