MANAUS – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para regularizar o estoque e atender às demandas de transfusão em todo o estado.

O estoque começou a ficar crítico no início desta semana. O diretor técnico do Hemoam, Rodrigo Leitão, acredita que as fortes chuvas nos últimos dois dias mais o surto de virose contribuíram para a ausência de doadores voluntários ao hemocentro.

Rodrigo alerta que a baixa no estoque pode afetar cirurgias eletivas na rede pública de saúde. “Nós provemos sangue para todos os hospitais públicos e privados da capital e para boa parte do interior do Amazonas. Por isso, precisamos de uma quantidade expressiva de doações diárias, e estamos convocando os doadores urgentemente para evitar prejuízos à saúde pública”, disse.

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região centro-sul da capital; ou na unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José, zona leste. 

Comentários

Comentários