Manaus – Ter um animal em casa requer alguns cuidados, como levar ao veterinário, colocar as vacinas em dia, dar banho, oferecer alimentação adequada, e além disso, amor. E quando se trata de um animal silvestre, por mais nocivo que seja, requer cuidado em dobro.

Todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural, como por exemplo em florestas, são considerados animais silvestres. Ter um animal silvestre capturado da natureza é crime e o individuo está sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa. Os animais silvestres só podem ser mantidos fora de seu habitat por criadores devidamente legalizados e controlados pelo IBAMA.

A veterinária Jucileide Araújo fez o resgate de um papagaio da espécie Maracanã (Aratinga Leucophthalmus) que foi deixado de forma voluntária na clínica Saúde Animal. Segundo ela, o animal foi encontrado caído no quintal de uma residência na comunidade Rio Uatumã. “Infelizmente pela destruição do habitat natural desses animais, eles acabam construindo seus ninhos em locais impróprios. O forro de casas é um exemplo” disse.

Ela explica ainda que o animal não tem contato com a luz solar, os raios UV, ocasionando uma deficiência nas patas. O animal está há dois meses em tratamento na clínica. “Ele não consegue se reerguer sobre as patas devido a superfície muito lisa do forro PVC que ajuda ainda mais deformar essas patas”

“É feito todo um trabalho de recuperação nutricional, manejo correto, e a superfície também, pra ajudar esse animal a voltar a se locomover de forma correta. Depois de dois meses de tratamento, ele já consegue se movimentar sozinho. Com alimento adequado para a espécie, ele pode ser devolvido para a natureza, caso seja possível” completou a médica veterinária.

Animais silvestres capturados do seu habitat natural e criados de forma incorreta podem sofrer consequências, ocasionando lesões, tanto físicas quanto psicológicas.

Para mais informações entre em contato com a Clínica Veterinária Saúde Animal, que atende animais silvestres, domésticos, e cirurgias em geral, além de banho e tosa, e fica localizada na rua João Câmara, bairro Novo Aleixo – 3221-3777/ 3223-7100/ 99240-7223.

Comentários

Comentários