Connect with us
               

Manaus, AM,

AMAZONAS

Fundação Alfredo da Matta libera reagendamento de consultas

Publicado

em

Pacientes da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), que perderam consultas agendadas nos últimos três meses, já podem fazer o reagendamento. O procedimento estava suspenso desde o mês de janeiro, em função da necessidade de reduzir a circulação de pessoas na unidade, devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado.

O reagendamento de consultas está liberado desde a última segunda-feira (05/04). É destinado àqueles pacientes que perderam ou que não puderam comparecer a um atendimento nos últimos meses.

Para as consultas no Ambulatório de Dermatologia Geral (Faixa Verde) e Dermatologia Tropical (Faixa Vermelha), o paciente precisa fazer o reagendamento de forma presencial, comparecendo à Fuam no horário de 7 às 10 horas, com documentos e cartão do paciente. Já as consultas nos demais ambulatórios devem ser reagendadas por telefone, também de 7 às 10 horas, atentando para a disponibilidade de agenda de cada setor. O telefone da Fuam é 3632-5800; Gerência de Cirurgias: 3632-5870 e Gerência de Prevenção de Incapacidades (fisioterapia): 3632-5840.

Retomada gradual – A liberação do reagendamento de consultas faz parte da retomada gradual dos atendimentos ambulatoriais na Fuam. Com a pandemia, alguns pacientes tiveram suas consultas remarcadas por seus médicos, após avaliarem individualmente cada caso; mas outros optaram, por vontade própria, por não sair de casa, deixando a consulta para ser remarcada assim que os reagendamentos fossem retomados.

No período crítico da pandemia neste início de 2021, o atendimento na Fuam foi mantido para pacientes de primeira vez, agendados pelo Sisreg – Sistema de Regulação do SUS – e para o acompanhamento de pacientes considerados mais graves ou daqueles que não podiam ter o tratamento e/ou a medicação descontinuados. O número de consultas foi reduzido para diminuir a circulação de pacientes e servidores, que passaram a atuar em regime de escala.

Com o Decreto n° 43.598, de 20 de março de 2021, do Governo do Estado do Amazonas, com medidas para retomada das atividades técnicas e administrativas no âmbito do estado, a direção da Fuam deliberou sobre o retorno de alguns atendimentos e a volta ao cumprimento do horário integral por parte de seus servidores, exceto aqueles com mais de 60 anos e os pertencentes a grupos de risco.

Na Fuam, os profissionais que antes estavam em regime de escala, com horários flexibilizados pelas gerências locais, retornam agora de forma integral. Para o atendimento ambulatorial, os profissionais foram divididos em equipes que farão rodízio no atendimento, sendo que cada equipe atenderá em um dos três turnos: das 6 às 9 horas, das 9 às 12 horas ou das 13 às 16 horas. A ideia é manter todos os profissionais atendendo diariamente, porém sem ocupar todos os consultórios simultaneamente, evitando aglomerações nas salas de espera.

Nesta retomada de atendimentos, será mantido o controle rigoroso no acesso à unidade, com equipes reforçando aos pacientes, servidores e colaboradores sobre as medidas de proteção. Todos os pacientes e acompanhantes (limitado a um acompanhante por paciente, caso este seja menor, idoso ou deficiente) serão orientados sobre uso de máscara, lavagem e higienização das mãos, distanciamento social e etiqueta respiratória.

Servidores e colaboradores devem utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) disponibilizados conforme área de risco biológico na qual atuam, devendo fazer uso correto dos equipamentos.

Mais Lidas