MANAUS – O Governo do Amazonas, por meio da rede de assistência social formada pelas secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e Assistência Social (Seas) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), criou, nesta quarta-feira (25/03), um abrigo emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua, como medida de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). A base foi montada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus. A estimativa é que 350 pessoas sejam atendidas diariamente, no espaço.

O abrigo emergencial é resultado de um plano de emergência criado com a participação das secretarias de Governo e de entidades de assistência social que trabalham na abordagem e no atendimento a moradores em situação de rua, população muito vulnerável por apresentar a saúde debilitada. Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Igreja Católica e órgãos da Prefeitura de Manaus também fazem parte da rede de acolhimento pensada para combater o avanço dos casos de coronavírus.

As pessoas atendidas no abrigo terão uma estrutura com banheiros para realizarem asseio e passarão por um processo de triagem para verificar seu estado de saúde, e conforme o caso, serão encaminhados para a rede. Receberão ainda três refeições: café da manhã, almoço e jantar.

“Esse aqui é um ponto de apoio aos moradores de rua. Aqui eles chegam, participam de um processo de triagem feito pela equipe de saúde para saber se tiveram ou se têm algum sintoma, para medir a temperatura, saber quem está no grupo de risco, está acima de 60 anos ou tem algum tipo de comorbidade. Aqui eles tomam banho, recebem roupas novas, kit de higiene e também fazem uma refeição, e aqueles que precisarem de abrigo podem ficar aqui, mas sem que haja aglomeração. Para isso a gente precisa do apoio das pessoas, do apoio da sociedade”, ressaltou o governador Wilson Lima, que esteve na Arena Amadeu Teixeira hoje pela manhã.

Ele frisou que as doações destinadas aos moradores em situação de rua, que serão atendidas pelo social do Governo do Estado, podem ser entregues na bilheteria da Arena. “Nós montamos aqui um drive-thru, em que as pessoas podem vir fazer as suas doações. Nós estamos precisando, principalmente, de roupa e de kit de higiene. Não é preciso sair do carro, passa aqui na bilheteria da Arena Amadeu Teixeira e deixa a sua contribuição”, frisou Wilson Lima.

As doações serão recebidas durante todo o dia, no período das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

Comentários