Connect with us
               

Manaus, AM,

SAÚDE

Março Lilás começa com ações de prevenção

Publicado

em

O mês de prevenção ao câncer de colo do útero, o Movimento Estadual Março Lilás, inicia nesta segunda-feira (02/03) para alertar sobre a importância da realização dos exames preventivos e da vacinação contra o HPV. A abertura oficial da campanha será às 18h, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), na rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

Com o tema “A vida sendo cuidada por onde ela iniciou: pelo colo do útero”, a segunda edição do Março Lilás terá palestras em escolas e órgãos públicos, além de ações em ruas de Manaus para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de colo uterino, a importância da realização anual do exame preventivo (Papanicolau) e da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O movimento foi criado a partir da Lei 4.768/2019, sancionada pelo governador Wilson Lima em 11 de janeiro de 2019.

“O Março Lilás é um movimento muito importante para o estado do Amazonas, uma vez que o câncer de colo do útero é o mais incidente entre as mulheres. Números recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 700 casos da doença por ano no Amazonas”, destaca o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Mais Lidas