MANAUS – No fim da manhã deste domingo (22), foram confirmados 26 casos do novo coronavírus (Covid-19). O balanço foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). São 25 casos em Manaus, sendo 1 caso em Parintins, 24 em investigação e um paciente em internação.

Também foi informado pela Susam neste domingo, que o Hospital Delphina Aziz, Zona Norte da capital, fará a partir de segunda-feira (23), atendimentos somente para casos graves de coronavírus.

Conforme análise da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas acometidas pela Covid-19 apresentam sintomas leves, apenas 20% agravam e, desses, 5% irão apresentar complicações, precisando de internação em UTI.

Tipos de transmissões

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), os casos importados são: pessoas que voltaram de viagem no exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias).

Já a transmissão local acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Enquanto a transmissão comunitária acontece quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.

Por Manaus Alerta

Comentários

Comentários