Connect with us
               

Manaus, AM,

ECONOMIA

Paulo Guedes diz que ‘não vai ferrar ou desarrumar o Brasil para manter vantagens em Manaus’

Publicado

em

MANAUS – O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “a Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é, ninguém nunca vai mexer com ela”, mas que o governo federal não vai “ferrar ou desarrumar o Brasil para manter vantagens para Manaus”. Para o ministro, a simplificação de impostos para outras regiões do país é inevitável. A entrevista com Guedes foi concedida nessa quarta-feira, 17, ao programa Central Globo News.

“As respostas são muito claras: A Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é, ninguém nunca vai mexer com ela. Agora isso quer dizer que eu não vou simplificar impostos no Brasil porque senão… quer dizer, eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado porque senão não tem vantagem para Manaus?”, afirmou Guedes.

O ministro falou sobre a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) que irá unir até quatro impostos no Brasil e eliminará o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que é um dos benefícios usufruídos pela Zona Franca de Manaus. Segundo o ministro, a base de incidência do imposto único ainda está sendo estudada.

A medida foi anunciada como estratégia para reduzir a carga tributária. Guedes citou como exemplo o PIS (Programa de Integração Social) e Cofis (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). “Vamos fundir um imposto. Estamos estudando a base da incidência, é problema que está sendo estudado lá fora. Isso não é CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), esse é o IVA Federal. A base de incidência ainda estamos vendo. Vamos ter uma base de arrecadação, acabei com o IPI, abandonei aquela base de tributação, fui para uma outra, botei uma aliquota compensou aquilo”, disse o ministro da Economia.

Ao ser contestado se a Zona Franca de Manaus perderia a competitividade, o ministro afirmou: “A Zona Franca de Manaus segue o jogo. Olha que coisa linda que você está dizendo. Você está dizendo assim: se vai mexer na Zona Franca de Manaus? Não. Não vou mexer na zona franca de Manaus, se está na constituição está lá. Agora, e se os impostos caíssem todos para zero? Eu não mexi na Zona Franca de Manaus”, ironizou Guedes.

Fonte: Amazonas Atual

Publicidade

Mais Lidas