Connect with us
               

Manaus, AM,

AMAZONAS

Procon apreende cerca de 300 kg de carnes estragadas no DB da Paraíba

Publicado

em

Em fiscalização conjunta realizada com órgãos de defesa do consumidor do Amazonas e coordenada pelo Ministério Público do Estado (MP-AM), o Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) apreendeu e inutilizou quase 300 kg de carnes estragadas e outros alimentos que estavam impróprios ao consumo humano, devido o vencimento da data de validade, a falta da mesma, embalagens amassadas, violadas e mal acondicionadas no supermercado DB, unidade Paraíba, localizada na avenida Umberto Calderaro Filho, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

Carne de aves, porco e peixe, charque, bacon, linguiça, bacalhau, batata, pizza congeladas, queijos, iogurtes, molho de pimenta, enlatados e algumas frutas foram inutilizados. “Isso representa perigo à saúde pública e esse supermercado em específico é reincidente. Por isso, é sempre importante o consumidor ficar atento às informações de todo alimento, antes de levar para casa”, destaca o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Devido à grande quantidade de alimentos que foram apreendidos na ação, o estabelecimento foi interditado provisoriamente para que a fiscalização pudesse ocorrer.

Punição – O supermercado sofreu autos de constatação e inutilização e após análise será punido com multa que pode ser entre R$ 300 e R$ 3 milhões. “O Código de Defesa do Consumidor instrui que seja feita análise do caso e é seguida uma tabela que institui o valor da multa, conforme quantitativos variados”, explica Fraxe.

A operação conjunta aconteceu, também, com a atuação do Procon Manaus, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) e Corpo de Bombeiros.

Mais Lidas