Connect with us
               

Manaus, AM,

AMAZONAS

Segurança Pública lança operação “Réveillon 2020”

Publicado

em

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou na tarde desta terça-feira (31), na Ponta Negra, a Operação Réveillon 2020, que vai contar com mais de 2,5 mil servidores do sistema de Segurança Pública do Estado em um trabalho focado em garantir a paz nos festejos pela passagem de ano em Manaus. Além de ações desencadeadas nos bairros da capital, haverá reforço em cinco festas de passagem de ano na capital.

Só para a festa de virada do ano na Ponta Negra estarão envolvidos mais de 870 PM’s. Em toda a capital, o efetivo empregado será de 1,5 mil policiais militares. No interior, a operação está empregando mais de 800 policiais militares.

Durante a operação na capital, os policiais militares estarão fazendo a segurança da população nos locais onde acontecem as festas de réveillon gratuitas, como Ponta Negra, Cidade Nova (Shopping Phellipe Daou – Av Camapuã), Educandos, Viver Melhor, Colônia Antônio Aleixo. O efetivo da Polícia Militar também vai contar com 82 viaturas (entre carros e motocicletas), três lanchas e uma aeronave.

A Polícia Civil do Amazonas irá reforçar a operação com 140 policiais, que estarão de plantão nos Distritos Integrados de Polícia (DIP). Os 1º, 6º, 12º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), que funcionam como Centrais de Flagrantes e em regime de plantão 24 horas, contarão com reforços de mais investigadores e escrivães.

A Delegacia Móvel estará posicionada no Complexo Turístico Ponta Negra. A unidade móvel contará com a presença de um delegado, um escrivão e três investigadores, para reforçar o atendimento de ocorrências que poderão vir a acontecer durante o Réveillon de Manaus, que irá ocorrer naquela área da cidade.

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), onde funciona o plantão de vulneráveis, situada no bairro Parque 10, na zona centro-sul da capital; a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), situada no bairro Alvorada, na zona centro-oeste da cidade; a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Depca), localizada no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul da capital; e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), situada no bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital, também funcionam em regime de plantão 24 horas, com delegados, escrivães e investigadores.

O 9º DIP, localizado na primeira etapa do bairro São José, na zona leste da capital; o 10º DIP, situado na segunda etapa do bairro Alvorada, na zona centro-oeste da cidade; a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), no bairro Planalto, zona centro-oeste da capital; e a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), no bairro Alvorada, também na zona-centro oeste, irão funcionar com plantões de 24 horas para registro de Boletins de Ocorrência.

A Polícia Civil também irá disponibilizar equipes de pronta resposta, formadas por integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Derfd e Derfv, para atender, caso haja, ocorrências de complexidades.

Bombeiros – De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Danízio Valente, 80 bombeiros militares estarão estrategicamente posicionados nos principais pontos de comemoração na cidade para prevenção e atendimentos, a fim de que todos possam celebrar a passagem do ano novo com segurança e tranquilidade. Serão montadas equipes de serviço operacional durante a terça-feira na Orla do Amarelinho, Shopping Phelippe Daou e Ponta Negra. Além das demais guarnições que permanecerão em prontidão em todos os postos da capital.

O CBMAM contará com 10 viaturas, sendo três auto bomba tanque (ABTs) para combate a incêndio, salvamento veicular e corte de arvore, uma lancha, um jet-ski, um auto transporte apoio (ATP) para deslocamento da tropa e duas unidades de resgate (UR) e duas viaturas de apoio rápido (AR).

Além das equipes de guarda-vidas, serão empregadas duas viaturas aquáticas, sendo uma lancha com dois bombeiros militares e um Jetski com condutor, reforçando o atendimento na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste. A prevenção aquática dos guarda-vidas vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de dezembro das 8h às 17h.

No interior do Estado serão acrescentadas guarnições extras para os municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru e Humaitá, para aturarem na orla e área central. Os demais municípios seguem com o serviço dos postos e efetivo ordinário durante toda a festividade.

Detran – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) tem reforçado a operação Lei Seca desde o início do mês de dezembro. As operações ocorrerão todos os dias até a primeira semana de janeiro. Durante a virada do ano, o Departamento realizará operação Lei Seca das 18h do dia 31 de dezembro até às 6h do dia 1º de janeiro, em Manaus.

A fiscalização contará com um efetivo de aproximadamente 80 agentes de trânsito do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). O Departamento realizará ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, que atuarão em diversas zonas da capital. A fiscalização contará com o apoio de 30 viaturas, além de oito motocicletas.

Além da ação de fiscalização, o Detran também atuará com orientações educativas por meio da Gerência de Educação para o Trânsito.

Mais Lidas