Os 61 municípios do interior do estado vão começar a receber a segunda parcela do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo governador Wilson Lima na tarde desta quarta-feira (24/07), durante visita ao Careiro da Várzea, onde o governador entregou ajuda humanitária e inaugurou o primeiro sistema de purificação de água com tecnologia Salta-Z do município.

“Nós estamos liberando 40 milhões de reais para o interior do estado para melhorar o atendimento na área de saúde e são as prefeituras que definem as suas prioridades”, disse o governador Wilson Lima, ao anunciar que a Prefeitura de Careiro da Várzea vai receber R$ 616.740,00.

Com a primeira parcela, a Prefeitura do Careiro da Várzea deu início às obras de reforma do hospital do município. Os serviços devem ser concluídos com os recursos provenientes da segunda parcela do FTI. O prefeito, Ramiro Gonçalves, agradeceu o apoio do Governo do Amazonas e desabafou em relação às medidas que Wilson Lima tem tomado para melhorar a situação do estado.

“Para fazer o oba-oba, o paliativo, todo mundo sabe fazer. Agora para fazer coisas concretas, como o governador está fazendo, reconstruindo esse estado, temos que ter paciência. O senhor e sua equipe tem a visão de não deixar que um desastre econômico aconteça”, disse o prefeito Ramiro Gonçalves, ao destacar que as obras no hospital serão definitivas e vão permitir melhor atendimento à população, que muitas vezes recorre à capital.

Na primeira parcela do FTI, na primeira quinzena de maio, foram liberados R$ 17,5 milhões para os 61 municípios do estado. Os repasses são amparados na Lei nº 4.791 de 27 de fevereiro de 2019, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), que permitiu o Governo do Amazonas destinar os recursos do FTI para investimentos na área da saúde no interior.

Os recursos serão distribuídos de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e cada Prefeitura apresentou um plano de aplicação dos recursos nas suas maiores demandas.

Comentários

Comentários