Manaus – O governador Wilson Lima recebeu, nesta segunda-feira (08/07), representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que iniciam tratativas para alinhar o Plano Plurianual 2020-2023, em elaboração pelo Governo do Estado, com a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No encontro, foi discutido o fortalecimento do setor privado na agenda de desenvolvimento e a criação de uma rede de facilitadores para efetivação de políticas públicas de grande impacto econômico e social para o Amazonas.

Esta foi a primeira reunião dos representantes do PNUD com o governador e contou com a participação do titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Jório de Albuquerque Veiga Filho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, e da Secretaria de Comunicação, Daniela Assayag. Participaram do encontro a coordenadora de Projetos do Escritório do PNUD do Pará, Vanessa Gonçalves, e o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD, Cristiano Prado.

“Estamos abertos a construir essa parceria com o PNUD, que chega em um momento muito favorável, que é quando estamos construindo o nosso planejamento estratégico para os próximos quatro anos, com o nosso PPA. É também uma oportunidade da gente avançar nesse planejamento já pensando em um cenário para os próximos dez anos”, destacou Wilson Lima.

O governador ressaltou que há muita sinergia entre os ODS e o que o Governo do Estado está desenhando tanto no PPA quanto na reforma administrativa, que também estabelecerá metas em prol do desenvolvimento econômico e social do Amazonas.

Novo encontro – Em agosto, os representantes do PNUD voltam a se reunir com os gestores da Seplancti, governador Wilson Lima e demais secretários para apresentar a situação atual dos ODS no Amazonas. Será, ainda, uma oportunidade, segundo Prado, de ouvir o Estado sobre o alinhamento desses objetivos com o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

O PNUD também propôs um encontro ampliado, envolvendo Governo e representantes do setor privado e da sociedade organizada, como lideranças indígenas e comunitárias, para também discutir o avanço das metas para alcançar os 17 ODS.

Comentários

Comentários