ECONOMIA
Wilson Lima institui comitê em defesa da Zona Franca de Manaus
Publicado
2 anos atrásem

Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, nesta segunda-feira (17/06), decreto instituindo a criação do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), com o objetivo de assessorar as decisões do Governo do Amazonas quanto à reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, bem como contribuir para as políticas públicas tributárias estaduais que envolvam a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Antes mesmo da materialização do comitê, a equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) que o compõe já vinha trabalhando junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), inclusive tendo conseguido o reconhecimento dos Estados sobre a necessidade da ZFM, em razão de suas especificidades e de suas garantias constitucionais, ter uma regra de exceção na proposta que vem sendo construída pelo Confaz.
“Estamos atentos a isso, inclusive, a partir da criação do comitê vamos abrir as discussões com as instituições que tratam das atividades econômicas, com a sociedade civil organizada, para que também possam dar sua contribuição. Já conversei, hoje pela manhã, com o líder da bancada do Amazonas e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Omar Aziz, para que a bancada esteja coesa e tenhamos um discurso só na hora de defender a reforma que vai garantir e preservar os incentivos da Zona Franca de Manaus”, destacou o governador Wilson Lima.
Para a criação do comitê também foi levado em consideração os planos do Governo Federal de implementar medidas econômicas de caráter liberal, caracterizadas pela abertura do país às importações, pela redução do número de tributos e dos incentivos fiscais regionais e setoriais.
No último domingo (16/06), o presidente da República, Jair Bolsonaro, postou em suas redes sociais que o Governo Federal quer reduzir de 16% para 4% o Imposto sobre Importação (II) de produtos de tecnologia da informação, como celulares e computadores. “Qualquer questão de mudança tributária é muito sensível, principalmente no Estado do Amazonas, dada a excepcionalidade que temos aqui em razão da Zona Franca de Manaus. Qualquer declaração que se faça nesse sentido representa perda de investimento para o Estado do Amazonas”, afirmou o governador.
Segundo Wilson Lima, não há nenhum modelo econômico que possa substituir a Zona Franca de Manaus a curto e médio prazo. “O que temos visto por parte do Governo Federal são declarações que nos afetam diretamente”, frisou, ao destacar a importância da manutenção do atual modelo. “A Zona Franca de Manaus não é um modelo que onera o país, mas de desenvolvimento regional. Não temos como abrir mão da Zona Franca em nenhuma circunstância”, completou.
Para o secretário da Sefaz-AM, Alex Del Giglio, a redução do imposto de importação, se ocorrer, causará grave impacto no polo industrial de Manaus. “Se isso se materializar a gente perde toda a vantagem competitiva, sobretudo para dois produtos bastante importantes: polo de computadores e polo de celulares. Invariavelmente perdendo essa competitividade a gente vai esvaziar a Zona Franca de Manaus e quiçá o Brasil, porque você afeta o Brasil como um todo, que não vai estar mais protegido em relação a esses produtos”, explicou ressaltou.
Segundo Alex, que também preside o Cate, é importante que o Governo do Amazonas acompanhe todos os passos que vão ser dados pelo Governo Federal em relação a incentivos que afetam a Zona Franca e também à reforma tributária. “A gente criou um grupo técnico muito bem formado, com pessoas que têm um conhecimento tributário vasto, a partir daí vamos conseguir criar várias teses para que possamos manter as vantagens comparativas e competitivas da Zona Franca de Manaus”, destacou o secretário da Sefaz-AM ao se referir ao Cate.
Você pode gostar
-
Wilson participa de Fórum Nacional de Governadores com a presença da secretária-geral adjunta da ONU
-
Novo decreto do Governo do Amazonas vale por 15 dias; confira
-
Wilson envia à ALEAM projetos para auxílio financeiro a profissionais do turismo, cultura e esporte
-
Wilson se reúne com representantes de shopping centers de Manaus
-
Wilson destaca ações do Amazonas no combate às mudanças climáticas
-
Wilson anuncia medidas que vão injetar R$ 300 milhões na economia do Amazonas
-
‘Operação Enchente 2021’ chega ao município de Canutama na Calha do Purus
-
Wilson anuncia a reforma da UEA e de mais três escolas em Tapauá

Rede estadual de saúde registra aumento nos atendimentos de causas não Covid

Covid-19: paciente de 92 anos recebe alta no HPS 28 De Agosto

Pastor apaga mensagem em que diz rezar por morte de Paulo Gustavo
Mais Lidas
-
POLICIALAmazonas News
Caso Henry: menino morreu ao menos 1h antes de ser levado ao hospital, diz laudo
-
POLICIALAmazonas News
Vereador Dr. Jairinho e mãe do menino Henry Borel são presos no Rio de Janeiro
-
MUNDOAmazonas News
Após 30 anos, mulher com as unhas mais longas do mundo resolve cortá-las
-
CoronavírusAmazonas News
Bolsonaro sobre aumento de mortes: “Não vamos chorar o leite derramado”
-
SAÚDEAmazonas News
Paulo Gustavo recebe transfusão de sangue e marido do ator pede mais doações
-
MUNDOAmazonas News
Funeral do príncipe Philip deve acontecer no dia 17